Para o sucesso na corrida: micronutrientes e substâncias bioativas

 Muitos dos insucessos dos corredores são decorrentes da falta de uma alimentação equilibrada. Enjôos, cãibras e fadiga são muitas vezes sinais de uma dieta inadequada e, estes problemas determinam, na maioria dos casos, a desistência da prova por um atleta.

 Portanto, para evitá-los, os atletas devem ter uma alimentação adequada. A dieta do indivíduo ativo deve ser adequada em macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e em micronutrientes (vitaminas e minerais). Deverá, ainda fornecer substâncias bioativas com função, principalmente, antioxidante. Dentre elas se destacam o beta caroteno, em vegetais verdes escuros e vegetais laranjados; luteína e zeaxantina, em vegetais verdes escuros e amarelos; licopeno, presente na melancia, goiaba e tomate e; compostos fenólicos, presentes, por exemplo, nas uvas, jabuticaba, maçã, cebola, temperos naturais, cacau, chá verde, chá branco e frutas crítricas.



 A atividade física implica em aumento de respiração celular que, por sua vez, causa o aumento de radicais livres. Portanto, devemos ter um sistema antioxidante eficaz para eliminarmos os radicais livres provenientes do aumento dessa respiração celular. Caso contrário, o rendimento do atleta será comprometido. Zinco, presente em carnes e cereais integrais; manganês, presente em cereais integrais e leguminosas; selênio, presente em oleaginosas; ferro, presente em carnes, feijão e vegetais verdes escuros e; cobre, presente em cereais integrais, leguminosas e mariscos são minerais que auxiliam o sistema antioxidante. Vitamina C está presente na maioria das frutas e hortaliças e, vitamina E, nas oleaginosas e óleos vegetais.

 Outra função importante da vitamina C, também relacionada com sua função antioxidante, é a sua participação na conversão de peroxinitrito à óxido nítrico. O óxido nítrico é um importante vasodilatador que permite uma melhor oxigenação corporal, essencial durante a prática de atividade física. Porém, se o organismo não dispõe de um sistema antioxidante eficaz, esse óxido nítrico reage com os radicais livres, aumentados pela atividade física e, se transforma potente radical livre que, também contribuirá para o comprometimento do desempenho do atleta. Portanto, é essencial a presença da vitamina C que, recicla o óxido nítrico.

 A melancia também auxilia na vasodilatação, é rica em citrulina. Esta substância bioativa está presente principalmente na parte branca da melancia, a qual não deve ser descartada mas sim, aproveita para fazer sucos, por exemplo. A quinua e a soja são ricas em arginina, aminoácido precursor do óxido nítrico, vasodilatador. Logo, estes alimentos também devem fazer parte da dieta do atleta.

 A coenzima Q 10, presente no abacate, espinafre, peixes e carnes, é essencial para a respiração celular, assim como o ferro. A CoQ10 também auxilia no sistema antioxidante. Outro nutriente antioxidante importante é o ácido lipóico, presente nos vegetais verdes escuros, feijão e tomate.

 Portanto, para o sucesso na corrida, abuse de uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais!

Fonte: Siga sua Dieta