Benefícios da quinua aos vegetarianos

 É um grão nativo dos Andes e melhor cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia. Há mais de oito mil anos, é considerado sagrado pelos incas. É considerado um cereal de alto valor nutricional pela Food and Agriculture Organization, pois apresenta quantidade significante de proteínas, além do maior equilíbrio na distribuição de aminoácidos essenciais (que o corpo não fabrica, precisamos obter através dos alimentos!). Inclusive, por ofertar essa grande quantidade de proteínas de origem vegetal, a quinua pode fazer parte da dieta de atletas, esportistas e vegetarianos.

 A quinua é rica em ácidos graxos ômega 3 e 6 - gorduras "do bem" que mantém coração e artérias saúdáveis, além de ajudar no controle do colesterol sanguineo.

 É rica em vitaminas do complexo B, que participam bastante do metabolismo energético e de praticamente todas as enzimas de nosso corpo, e é isenta de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo; então, ser consumida por indivíduos com hipersensibilidade a esse componente, celíacos e aqueles em dieta de destoxificação (orientada pelo profissional Nutricionista geralmente se excluir glúten da dieta).
Cereal de fácil preparo e de fácil digestão, é rico em zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês.


 Desde que a NASA a incorporou ao seu cardápio básico, utilizando-a em viagens espaciais, a quinua vem sendo largamente divulgada e considerada um dos cultivos promissores para a humanidade junto ao amaranto.
 A quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de alguns produtos como macarrão, barras energéticas e cookies.
Consuma, teste receitas e inclua esse cereal em sua dieta vegetariana com mais frequência!

 Experimente esse hambúrguer vegan de berinjela, amêndoas e cereais:

http://www.prisciladiciero.com.br/blog/2010/01/25/hamburguer-vegan-de-berinjela-amendoas-e-cereais/

 Para os que fazem consumo de proteina animal, a presença da quinua na dieta pode balancear bem o cardápio, e agregar mais fibras, antioxidantes e saúde!

Consulte sempre seu Nutricionista!