Entendendo carboidratos e proteínas

 A Glicose, é o hidrato de carbono mais conhecido, é a principal fonte energética do organismo, ou seja, o combustível indispensável para começar o treino.
 A glicose é armazenada no fígado e nos músculos, sob a forma de glicogenio e é utilizada a medida que o organismo necessita.
 Daqui se deduz que a reserva de glicogenio é um fator chave na intensidade do exercício que possa ser realizado.
 Somente poderá realizar um programa de atividade intensa, quando as reservas são suficientes.

Alimentação rica em carboidratos complexos

 A razão pelo que muitos atletas seguem uma dieta alta em carboidratos complexos durante vários dias ante das competições, é que esses hidratos são os que formam os depósitos de glicogenio, que logo em seguida será convertido em glicose. Também é importante notar que a gordura corporal é a segunda fonte energética que é utilizada pelo organismo durante o exercício.

 A gordura corporal começa a ser usada como combustível aproximadamente 20 minutos após ter começado a exercitar. Deixa-mos claro que não é a gordura que incorporamos atravez da dieta, e sim a nossa própria gordura corporal.

 Ao contrario do que ocorre com os carboidratos, no é aconselhado realizar uma dieta rica em gorduras para ter reservas, porque desta maneira estaria gerando doenças muito perigosas como as cardiovasculares e a obesidade.
Sempre deve seguir uma dieta baixa em gorduras seja qual for a atividade física que você realiza.

Proteínas

 As proteínas não são uma fonte importante de energia, mas são nescessarias para formar músculos e reparas tecidos. São utilizadas como combustível somente quando o organismo não tem carboidratos ou gorduras suficientes.
 Este processo não é saudável para nosso organismo, já que se perde massa muscular e tecido magro e o mais perigoso é a acumulação de altos níveis de amónia, o qual pode se tornar tóxico.
As necessidades proteicas não são aumentadas apesar de realizar atividade intensa. Levar uma dieta puramente hiperproteica, é negativo já que gera desidratação o que afetará a resistência física e o rendimento.


Traduzio por Murilo Chaves
Fonte: Zona Diet