Suplementos alimentares para saúde geral de atletas

 Dados de uma revisão recentemente publicada pelos pesquisadores do Internacional Society of Sports Nutrition  relatam que alguns nutrientes têm sido descritos na literatura em auxiliar atletas a se manterem saudáveis durante treinos intensos. Por exemplo, a Associação Médica Americana recentemente recomendou que todos os americanos ingerissem um polivitamínico para assegurar quantidade suficiente de vitaminas e minerais na dieta. Apesar dessa suplementação única não melhorar performance em atletas, os autores colocam que esse suplemento pode ser bom para saúde geral do indivíduo.



 Glucosamina e condroitina têm sido associadas com diminuição da degeneração da cartilagem e por reduzir as dores, prevenindo ou adiando problemas articulares em indivíduos fisicamente ativos. Suplemento de vitamina C, glutamina, echinácea e zinco têm sido descritos por melhorarem a função imunológica.

 Similarmente, apesar de mais dados científicos serem necessários, vitamina E, C, selênio e acido alfa lipóico podem ajudar nas defesas do organismo contra produção excessiva de radicais livres decorrente da atividade física, reduzindo riscos de desenvolver doenças crônicas. Creatina, HMB, BCAA e L-carnitina parecem ajudar os atletas em períodos de treinamento mais pesados.

 Finalmente, os ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA), em forma de suplementação, são aprovados pelo American Heart Association, por ajudar na saúde cardiovascular. Seu uso por atletas pode ajudá-los a se manterem saudáveis e tolerar cargas intensas de treinamento.

 Consulte sempre seu Nutricionista Esportivo antes de se suplementar. Sempre deve ser levada em consideração a individualizada bioquimica de cada um para a prescrição de uma dieta adequada e de suplementos alimentares específicos e seguros (quando há a necessidade para tal).

 Para saber mais, acesse: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2853497/?tool=pmcentrez

Fonte: Blog da Priscila  Di Ciero