Importância da linhaça e seu óleo na saúde do vegetariano

 Não somente na saúde do vegetariano, mas para aqueles que não se alimentam de peixes por aversão, intolerância, praticidade... A semente de linhaça dourada e seu óleo prensado a frio podem ser uma alternativa na busca de melhor oferta de ômega-3 na dieta. Ômega-3 que, largamente publicado cientificamente, previne e combate diversas doenças, como as cardiovasculares, obesidade, asma, esclerose múltipla, artrite reumatóide,  psoríase, etc.

 O ômega-3 (n-3) ingerido precisa ser transformado em outros 2 compostos para desempenhar suas funções: o EPA e o DHA – que são FORMAS ATIVAS DO ÔMEGA-3.



 Preste atenção: o peixe e alimentos provenientes do mar possuem maiores teores de EPA e DHA. Os que consomem esses alimentos na dieta ingerem DIRETAMENTE o EPA e DHA. Ao contrário dos vegetarianos, consomem mais n-3 e pouco ou nenhum EPA e DHA e; por isso, essa conversão precisa acontecer no corpo, o que é muito INEFICIENTE. Por causa disso, alguns autores recomendam que, para atingir boa concentração de ômega-3, os vegetarianos deveriam ingerir pelo menos o dobro de ômega-3 do que aqueles que comem peixes.

 Um Nutricionista poderá ajudar a ajustar isso na dieta habitual, mas a forma mais fácil de se atingir a quantidade preconizada (gira em torno de 3 gramas ao dia) é através do consumo de linhaça e seu óleo. Uma colher (chá) do óleo de linhaça contém aproximadamente 2,7g de n-3, enquanto  1 colher (sopa) de semente de linhaça contém cerca de 2g de n-3.

 Lembre-se que sementes, oleaginosas, algas marinhas e ovos também contém ômega-3! Mas não são as melhores fontes na dieta. O óleo de linhaça, além de ser rico em n-3, contém LIGNINA, um fitoestrógeno que pode ser responsável pelo reestabelecimento do hormônio sexual estrogênio, cujo nível cai demais na menopausa. E também é fonte de ômega-6, outro ácido graxo essencial que é vital para o adequado funcionamento do organismo.

 Garanta sua quantidade de ácidos graxos essenciais e seja mais saudável. Converse com seu Nutricionista.

Fonte: Blog da nutricionista Priscila Di Ciero